Saúde oral na grávida: problemas frequentes e cuidados a ter
- Med. Dentária Integrativa
- 10 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jan. de 2021

Uma boa saúde oral é fundamental em qualquer fase da vida, mas adquire especial importância na gravidez.
Quais os principais problemas e mitos sobre a saúde oral na gravidez?
As alterações hormonais caraterísticas desta fase tendem a afetar a saúde oral, sendo a dor ou sangramento das gengivas os problemas mais comumente observados. A par das alterações hormonais, sabe-se que o pH da saliva da mulher se modifica ligeiramente, sobretudo naquelas que sofrem de refluxo gastro-esofágico e/ou vómitos, o que afeta os dentes e as gengivas.
Apesar de um expectável agravamento dos problemas de saúde oral, sabe-se que a gravidez, por si só, não aumenta a incidência de cáries. Além disso, ao contrário do que é vulgarmente pensado, não existe na gravidez uma perda de cálcio dos dentes da mãe para o bebé, dado que o cálcio dentário se mantém estável, não ficando disponível na circulação sistémica.
A cárie dentária e as doenças periodontais são doenças infeciosas da cavidade oral, com potencial de transmissão dos microrganismos para o bebé. Em caso de infeção dentária, a grávida não se deve automedicar, sendo recomendada a observação pelo Médico Dentista, no sentido de realizar o tratamento apropriado e ser convenientemente medicada.
Uma grávida pode realizar qualquer tipo de tratamento dentário, devendo o mesmo ser de curta duração e ocorrer de preferência no segundo semestre de gestação.
Dicas para uma adequada higiene oral na gravidez:
- Em caso de vómitos, deve bochechar com água e escovar os dentes após alguns minutos.
- Realize a escovagem dentária pelo menos duas vezes por dia, idealmente de manhã e à noite, nunca esquecendo esta última.
- Deverá proceder à escovagem dos dentes usando escova com cerdas suaves e pasta dentífrica. A escova necessita de ser substituída quando as cerdas ficarem deformadas.
- Use fio dentário ou escovilhão previamente à escovagem dos dentes, pelo menos uma vez por dia e idealmente à noite, para remover resíduos alimentares entre os dentes.
Note que...
A vigilância da saúde oral é importante na pré-conceção e gravidez, mesmo na ausência de problemas desse foro. A higiene oral diária e o acompanhamento regular pelo seu Médico Dentista são as melhores formas de prevenir as doenças orais.
Comments